Elisabete Neto

Quem sou eu? Esposa, mãe, professora, estudante universitária da UFRGS, mulher que ri, chora,sofre, voa,viaja, luta, perde, ganha, tropeça, cai, levanta e tira sarro de si mesma... Muito prazer. Sou eu mesma...

Minha foto
Nome:
Local: São Leopoldo, RS, Brazil

Esposa,mãe,professora,estudante universitária da UFRGS,mulher que ri, chora,sofre,viaja,luta,perde,tropeça,cai,levanta e tira sarro de si mesma... Muito prazer. Sou eu mesma...

15 novembro 2006

ECS 6 - Atividade que faltava

Em toda minha vivência como educadora teria várias passagens que poderia mencionar neste relatório. Nos meus mais de vinte sete anos de magistério certamente passei por algumas experiências comuns aos que os autores afirmaram.
Com certeza é um processo lento e gratificante a alfabetização, e aqui não falo só na alfabetização propriamente dita, em todos os sentidos, pois estamos continuamente neste processo mesmo com outras séries. Como este ano eu estou estreiando na alfabetização e ao mesmo tempo descobrindo o quanto é maravilhoso esta etapa,me sinto plena. Parece até que seria isto que estava me faltando para encerrar uma carreira a qual me dediquei e tenho muito orgulho: Ser professora.
Não saberia fazer outra coisa senão lecionar. Isto eu afirmo com toda a certeza. Minha profissão sempre me deu muita força para enfrentar as diversas dificuldades que passei em minha vida. Ela me ensinou entre outras que ninguém sabe tudo, que vivemos num constante aprendizado, uma troca de vivências entre o aluno e professor, isto nos deixa mais humanos, mais generosos, mais atentos para a realidade do mundo.
Sei que sou uma sonhadora de carteirinha sobre a educação. Assumo isto , porque não vejo nada mais produtivo do que investir nela , tanto que a prova disto eu em final de carreira estou apostando neste desafio que é me graduar no que eu mais gosto de fazer.
Acho ainda que o papel da escola não é só ensinar, mas também o de questionar, o que concordo plenamente com os autores.O que também achei muito interessante onde eles comentam ?O homem situa-se num espaço-tempo. Por isso, o processo educativo escolar necessita auxiliar o ser humano a tornar-se sujeito.
Agora vamos as minhas experiências: Como já falei anteriormente sempre vi o ?ensinar? como algo divino uma troca de saberes, então , para a minha felicidade hoje tenho na escola em que trabalho uma colega que outrora fora minha aluna e que dito por ela mesma que lembra até hoje das minhas aulas. Fala até dos detalhes e como foi importante para ela se tornar também professora.
Uma outra experiência é bem recente a de alfabetizar. Nem eu mesma sabia que tinha este dom. Foi uma surpresa muito grande para mim, quando assumi esta turma agora na metade do ano letivo, turma esta com vários problemas na alfabetização, comportamento agressivo,completamente sem limites. Aos poucos fui me interando da turma e interagindo com muito amor mas dando limites e esclarecendo como isto faz parte do processo, para que chegássemos a um acordo e consequentemente ao processo de aprendizagem. Hoje me sinto aliviada e com alunos carinhosos e quase que a totalidade alfabetizados. Estou sendo reconhecida pelo trabalho que faço e o mais importante feliz e realizada comigo mesma em mais este desafio.

1 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Elisabete

Atente para o que pede a ECS 6:
atividades:
>> Leitura: Weber
1 - No Rooda, continue a sua participação do Forum Durkheim - Weber - Marx e, na data de entrega desta atividade, poste no seu blog individual um relato que expresse o conteúdo do debate e a sua participação até o momento.

2 - Registre, em seu blog individual, duas situações vividas no seu local de trabalho, que possam ser analisadas a partir da teoria de Weber atentando para as relações:

* ser/estar x papéis.

* Poder/hierarquia

Gostaria que revisasses esta atividade relacionando mais com o texto base e mostrando nas situações vividas as relações apontadas acima.

abraço,
Suzana

14:36  

Postar um comentário

<< Home