Elisabete Neto

Quem sou eu? Esposa, mãe, professora, estudante universitária da UFRGS, mulher que ri, chora,sofre, voa,viaja, luta, perde, ganha, tropeça, cai, levanta e tira sarro de si mesma... Muito prazer. Sou eu mesma...

Minha foto
Nome:
Local: São Leopoldo, RS, Brazil

Esposa,mãe,professora,estudante universitária da UFRGS,mulher que ri, chora,sofre,viaja,luta,perde,tropeça,cai,levanta e tira sarro de si mesma... Muito prazer. Sou eu mesma...

07 outubro 2006

Respostas do questionário.

Respostas do Questionário:
1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Sturt Mill?
R- Essa definição emgloba fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo. A ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
R- De que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, é essa educação universal a única que o teorismo se esforça por definir. A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.

3- Oque é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
R- Seria preciso retomar do que existe e já existiu. E que uma ação seja exercida pela primeira sobre a segunda. Ter influência de uma geração a outra. Tendo duplo aspecto: o de ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo. Existem diversas espécies de educação, dependendo de classes sociais e regiões.

4- De acordo com Durkheim que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físici e moral?
R- Constitui todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte, etc. Dentro das diferenças, porém aos meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade.

5- Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
R- Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os seus membros. A sociedade em seu conjunto e cada meio em particular.

6- A partir da definição:" A escola é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estado físico, intelectual e moral, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
R- Conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós existem dois seres. Um que se relaciona conosco mesmo (ser individual ). O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo que fazemos parte.

7- Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
R- Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade especialmente a través da educação, não tem por objeto comprimir o indivíduo. O indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço.O poder do esforço é uma das características essenciais do homem.