Elisabete Neto

Quem sou eu? Esposa, mãe, professora, estudante universitária da UFRGS, mulher que ri, chora,sofre, voa,viaja, luta, perde, ganha, tropeça, cai, levanta e tira sarro de si mesma... Muito prazer. Sou eu mesma...

Minha foto
Nome:
Local: São Leopoldo, RS, Brazil

Esposa,mãe,professora,estudante universitária da UFRGS,mulher que ri, chora,sofre,viaja,luta,perde,tropeça,cai,levanta e tira sarro de si mesma... Muito prazer. Sou eu mesma...

29 outubro 2006

Marx e Engels

Quem são estes seres humanos - Marx e Engels?

Karl Heinrich Marx

Foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (tais como filosofia, economia, história) já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu.
Atualmente é bastante difícil analisar a sociedade humana sem referenciar-se, em maior ou menor grau, à produção de K. Marx, mesmo que a pessoa não seja simpática à ideologia construída em torno de seu pensamento intelectual, principalmente em relação aos seus conceitos econômicos.

Friedrich Engels


Foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.
Grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 à janeiro de 1848, junto com Marx, escreve o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas.

--------

Em que contexto histórico vivem?

Passada a Idade Média, a Europa começa a desenvolver e consolidar as bases do Capitalismo.Com a expansão ultramarina as nações buscavam mais riquezas, em geral minerais preciosos ou produtos supervalorizados, para seus recém formados Estados Nacionais, iniciando assim a prática do imperialismo mercantilista.Essa prática de acumulação de riquezas, tornou-se, no decorrer do tempo, ultrapassada dentro do processo de evolução do capitalismo, mas serviu como um dos pré-requisitos para o estágio vindouro desse processo, O Capitalismo Industrial.O Capitalismo Industrial é resultado de um importante fenômeno ocorrido na Inglaterra por volta de 1750. A Revolução Industrial.

---------

Com quem eles debatem no seu tempo?

Começaram a surgir correntes intelectuais contrárias às condições e relações sociais, as quais ficaram genericamente conhecidas como socialistas utópicas. Os socialistas utópicos propunham uma sociedade "menos pior", pois não lutava diretamente contra o capitalismo, mas sim tentavam eufemiza-lo (suavisa-lo), ou seja, eles não eram contra a burguesia como classe, pelo contrário, eram a favor de uma burguesia filantrópica.

Paralelo a tudo isso começava a surgir uma corrente de intelectuais e trabalhadores com uma diferente visão do socialismo, os chamados socialistas científicos, também conhecidos como comunistas e marxistas.Tudo começou quando um jovem revolucionário alemão chamado Karl Marx iniciou seus estudos sobre filosofia materialista, o idealismo de Hegel, do qual foi discípulo, e a história pelas reações sociais. Marx formulou uma nova visão do mundo, criando para isso uma nova filosofia, o materialismo dialético. O Materialismo Dialético consiste numa visão materialista do mundo. Marx forá perseguido e exilado diversas vezes devido às suas atitudes. Uma vez exilado na França ele conheceu outro jovem revolucionário chamado Friedrich Engels. Engels logo se tornou amigo íntimo de Marx, ajudando-o a construir toda sua obra, além de lhe auxiliar financeiramente.

----------

O quê eles debatem?

O Socialismo Científico

É uma corrente socialista desenvolvida por Karl Marx e F. Engels, que defende a socialização dos meios de produção e a dissolução do Estado e do capital privado, ou seja, destruição do próprio capitalismo. Mas como fazer isso???
Marx e Engels, diferentes dos socialistas utópicos, estudaram profundamente sociedade capitalista, podendo assim compreender intimamente seu funcionamento. Desse modo eles produziram um verdadeiro "método", baseado no materialismo histórico, para construir o movimento que derrubaria a burguesia e implantaria o socialismo.

Vou descrever basicamente como isso ocorrerá:

Segundo Marx/Engels, todas as sociedades até os dias de hoje tiveram suas histórias baseadas nas lutas de classes. Na Grécia antiga eupátridas (cidadãos nobres) versus metecos (estrangeiros) e escravos, no Império Romano patrícios versus plebeus, na Idade Média, servo versus senhor, e, finalmente, na era contemporânea, burguesia versus proletários. Ou seja, a história da humanidade é a história do antagonismo de classes, dos exploradores e dos explorados.

Mas a história do capitalismo está com os dias contados. Assim como a burguesia derrubou a nobreza, no fim da Idade Média, para implantar seu modo de produção, ela será derrubada pelos seus filhos pobres e excluídos, os proletários.

Já dizia Marx:
2 - "A burguesia, porém, não forjou somente as armas que lhe darão a morte; produziu também os homens que manejarão essas armas - os operários modernos, os proletários",3 - "a burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis ".

-----------

Que outros pontos você acha importante destacar a aprtir das leituras efetuadas?

---
Se o comunismo é algo tão bom por quê falam tão mal dele?

Simples, é necessário entender que essas ideologias contrárias ao comunismo são criadas pela mídia (conjunto dos meios de comunicação). Quem controla os meios de comunicação são os grandes empresários (burgueses), e é claro que para os burgueses não é interessante construir um mundo justo, comunista, mas sim perpetuar toda essa selvageria capitalista, pois ela lhes garante o poder e o dinheiro.
---

Já existiu Socialismo no mundo?

Sim. Na ex-URSS e leste europeu. Ainda existe regime socialista ou com tendências socialista em Cuba, Laos, Vietnã, China e Coréia do Norte. Além disso existem várias guerrilhas e movimentos espalhadas pelo mundo que lutam pela construção de nações socialistas. Dentre as mais importantes estão: FARC-EP (Forças Armadas Revolucionárias Colombianas - Exército Popular), na Colômbia, Movimento Zapatista, no México, Sandinismo na Nicarágua e setores do MST no Brasil. Numa próxima oportunidade irei abordar o desenvolvimento do socialismo na URSS e Cuba, além das perspectivas do socialismo no mundo atual.
---

Já existiu comunismo no mundo?

Não em sua plenitude.

14 Comments:

Blogger sandra said...

Adorei teu blog. Parabéns pelo ótimo trabalho que estas realizando. Espero tua visita. Um abraço.

21:41  
Blogger Andréia Nunes said...

Oi Elisabete que bom visitar teu blog e ler suas reflexões.Parabéns. Visite meu blog. Beijos e sucesso para todos nós nesta caminhada

16:01  
Anonymous Anônimo said...

Olá Elisabete, gostei muito do teu blog.
Muito bem detalhado mas tbm mto direto.

Olha, eu estou na faculdade e preciso fazer um trabalho sobre a definição do antagonismo da concepção de Marx, será que vc pode me ajudar?

aolberg@indusval.com.br
caso sim, este acima é meu e-mail.

Mais uma vez, Parabéns.

Aryane Larissa Olberg

11:52  
Blogger .:Jones Filmes:. said...

Belissímo post!

me ajudou e muito

16:24  
Blogger Alexandra said...

Parabéns por compartilhar conhecimentos.
alexandradeulefeu@pop.com.br

14:31  
Anonymous Anônimo said...

Muuuuuuuuuuito bom esses negócio , vo te manda os meu trabalho valeu por ser imteligente por nóis

15:54  
Anonymous Gabriel said...

Blog incrível.

Sinto-me confortável em saber que existem pessoas compartilhando o conhecimento de forma livre e aberta à todo público.

Parabéns.

10:29  
Blogger bezinho said...

muito bom, vc vai direto ao assunto, uma vez que esses textos são um pouco complicados , parabéns

20:51  
Anonymous Anônimo said...

Oiie amiiga entaao adoorei o blog e me ajudoou de muito no trabalho de historia sobre estes idealizadores cientificos de grande importancia para o socialismo que foram KARL ii FRIEDRICH oou digo MARX ii ENGELS

10:50  
Anonymous Anônimo said...

Professora, bom dia!

Em sua opinião o que deu errado no socialismo aplicado na União Soviética e por que o socialismo parece dar certo na China?
Pode-se falar em evolução do socialismo na China?

Alex Sandro Pinheiro/SJCampos

10:23  
Blogger Fotos de Carros said...

Axei fantástico o jeito que você usou as palavras para expressar o socialismo em nossas vidas nos dias atuais e tbm nos antigos!!
Dou nota DEZ!!!

16:40  
Anonymous Anônimo said...

Gostei do teu blog, que bom ver gente que partilha conhecimento....
só assim iremos mais longe!

23:12  
Anonymous Anônimo said...

se o comunismo é tão bom assim,por que é que cubanos se arriscam em m minusculas balsas tentando fugir para um pais capitalista?

18:30  
Anonymous Anônimo said...

se o comunismo é tão bom assim,por que é que cubanos se arriscam em m minusculas balsas tentando fugir para um pais capitalista?

18:30  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home