DESIGUALDADES EDUCACIONAIS ECS 11
A rede pública acolhe a maioria dos alunos, ao passo que a rede particular é frequentada pela elite, sendo esta última uma minoria. As classes populares tem uma única escolha: as escolas públicas tanto municipais como estaduais. E com grande desistência prematura por parte dos educandos, para entrar no mercado do trabalho e contribuirem na sobrevivência das famílias. Acontece também grande disparidade entre as regiões do país e de escolas urbanas e rurais, e fica ainda mais marcante entre escolas municipais e particulares. Os salários dos professores também são outra causa da disparidade. O que também é um fato alarmante é que uma grande maioria dos alunos que frequentam universidades públicas, são oriundos de escolas particulares no ensino médio, principalmente nos cursos mais concorridos. Existe um projeto de lei à espera da assinatura do Presidente, onde reserva metade das vagas nas instituições federais de ensino superior aos educando de origem modesta. No plano educativo, o neoliberalismo traduz-se pela idéia do mercado como mecanismo de regulação.
Uma das razões dessas enormes disparedades é que o financiamento da educação básica no Brasil provém da descentralização entre os estados, comunidades e regiões. As regiões e os estedos economicamente desenvolvidos tem rendas mais importantes e assim gera a falta de qualidade ao ensino público.
O sistema educativo brasileiro não é regido pela competição, mas pelo monopólio das escolas particulares sobre a qualidade.
A rede pública acolhe a maioria dos alunos, ao passo que a rede particular é frequentada pela elite, sendo esta última uma minoria. As classes populares tem uma única escolha: as escolas públicas tanto municipais como estaduais. E com grande desistência prematura por parte dos educandos, para entrar no mercado do trabalho e contribuirem na sobrevivência das famílias. Acontece também grande disparidade entre as regiões do país e de escolas urbanas e rurais, e fica ainda mais marcante entre escolas municipais e particulares. Os salários dos professores também são outra causa da disparidade. O que também é um fato alarmante é que uma grande maioria dos alunos que frequentam universidades públicas, são oriundos de escolas particulares no ensino médio, principalmente nos cursos mais concorridos. Existe um projeto de lei à espera da assinatura do Presidente, onde reserva metade das vagas nas instituições federais de ensino superior aos educando de origem modesta. No plano educativo, o neoliberalismo traduz-se pela idéia do mercado como mecanismo de regulação.
Uma das razões dessas enormes disparedades é que o financiamento da educação básica no Brasil provém da descentralização entre os estados, comunidades e regiões. As regiões e os estedos economicamente desenvolvidos tem rendas mais importantes e assim gera a falta de qualidade ao ensino público.
O sistema educativo brasileiro não é regido pela competição, mas pelo monopólio das escolas particulares sobre a qualidade.
1 Comments:
Oi Elisabete
Fico pensando no que aconteceria se novamente as escolas públicas se equiparassem (na sua maioria) às particulares. Será que terímos enfim escola de qualidade para todos?
Eu penso que não...
abraço,
Suzana
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